O imperativo de criar um ecossistema de POS Android

Ouça este artigo.

Audio file

Imagine um mundo onde cada interação no ponto de venda é uma oportunidade para aprofundar as relações com os utilizadores e melhorar as capacidades tecnológicas. Os sistemas POS Android prosperam em ecossistemas deste tipo, onde os testes de utilizadores e as parcerias estratégicas impulsionam a melhoria e o crescimento contínuos. Neste guia, descobriremos como o aproveitamento das percepções dos utilizadores e a colaboração com parceiros tecnológicos podem revolucionar o seu negócio. Iremos aprofundar a ascensão dos test drives de aplicações móveis, os benefícios da estratégia “experimente antes de comprar” e o potencial inovador desbloqueado pelo Ecossistema de Parceiros de Soluções da Ingenico.

A ascensão dos Test Drives de Aplicações Móveis

Uma tendência notável no sector financeiro é a crescente procura de test drives de aplicações móveis. As instituições financeiras oferecem cada vez mais demonstrações de aplicações e visitas guiadas para aumentar a confiança dos utilizadores, reflectindo uma expetativa mais ampla de transparência e garantia nas soluções digitais. Esta tendência sublinha uma procura mais ampla do mercado por experiências de software robustas e fiáveis - um princípio que é igualmente aplicável aos sistemas POS Android.

• Construindo a confiança do consumidor: Tal como as instituições financeiras fornecem demonstrações e versões de teste para incutir confiança, os fornecedores de soluções de pagamento devem considerar abordagens semelhantes. Permitir que os potenciais clientes experimentem a facilidade de utilização e as vantagens do sistema em primeira mão pode aumentar significativamente a confiança.
  • Atender às mudanças geracionais: A geração Z e os millennials dão prioridade à qualidade e ao desempenho das aplicações móveis. Satisfazer estas expectativas através de demonstrações transparentes é crucial para influenciar as suas decisões de compra e promover a lealdade a longo prazo.
  • Gestão proactiva da reputação: A disponibilização de demonstrações e tutoriais ajuda a atenuar o impacto das críticas negativas. Ao oferecer uma experiência prática, as empresas podem abordar as preocupações de forma proactiva e mostrar os pontos fortes dos seus sistemas POS.
Yound ladies_Generation Z_Shopping and looking on her smartphone_0.png

A estratégia “Experimente antes de comprar”: Transformando o envolvimento do cliente no PDV

A adoção da estratégia “experimente antes de comprar” na indústria de POS pode espelhar as práticas bem sucedidas das instituições financeiras:

1. Opções de demonstração abrangentes: Ofereça uma gama de demonstrações, incluindo vídeos, tutoriais interactivos e versões de teste da aplicação POS Android. Estes recursos devem ser facilmente acessíveis no sítio Web da empresa e através de pesquisas online.
  2. Actualizações contínuas: Actualize regularmente as versões de demonstração para refletir as funcionalidades e melhorias mais recentes, garantindo o alinhamento com as plataformas Apple e Android, quando aplicável.
  3. Colocação estratégica: Posicione estas demonstrações de forma proeminente para chegar a potenciais clientes antes de estes encontrarem críticas de terceiros ou opiniões de influenciadores, controlando assim a narrativa.

Os conhecimentos obtidos com a tendência de test drive de aplicações móveis oferecem lições valiosas para o ecossistema de POS Android. Tal como os utilizadores querem experimentar aplicações bancárias móveis antes de se comprometerem, as empresas querem ter a certeza de que os seus sistemas de POS se integrarão perfeitamente nas suas operações e proporcionarão os benefícios prometidos. Esta expetativa leva à necessidade de um ecossistema de POS abrangente e integrado que possa fornecer uma funcionalidade robusta, flexibilidade e fiabilidade.

Groupe de masques ProServ.png

O ecossistema de parceiros de soluções Ingenico

Um paradigma de inovação

A Galeria de Soluções de Parceiros da Ingenico exemplifica o poder das parcerias estratégicas na construção de um ecossistema abrangente de POS Android. Esta rede colaborativa de fornecedores de tecnologia capacita as empresas ao fornecer:

1. Funcionalidade inovadora: Através da integração com um conjunto diversificado de aplicações e serviços, os sistemas POS Android ultrapassam as fronteiras tradicionais, oferecendo capacidades que melhoram a eficiência operacional e o envolvimento do cliente.
  • O RoverCash é uma aplicação POS versátil, concebida para retalhistas, que oferece funcionalidades como gestão de inventário, programas de fidelização de clientes e análises de vendas abrangentes. Ajuda as empresas a otimizar as suas operações e oferece uma experiência de compra melhorada.
  1. Experiência superior do cliente: Um processo de transação eficiente e sem falhas é crucial no mercado atual, centrado no cliente. Um ecossistema de POS integrado garante que as empresas podem satisfazer e exceder as expectativas dos clientes.
  • O AirKitchen oferece uma solução abrangente de gestão de restaurantes, simplificando as operações desde a encomenda até à gestão da cozinha. Inclui funcionalidades como gestão de mesas, controlo de encomendas e sistemas de exposição de cozinha, garantindo um fluxo de trabalho eficiente e um melhor serviço ao cliente.
  • Sylq é uma plataforma de envolvimento do cliente que se integra perfeitamente com os sistemas POS para melhorar a experiência do cliente. Fornece ferramentas para o feedback do cliente, promoções personalizadas e envolvimento em tempo real, ajudando as empresas a satisfazer e exceder as expectativas dos clientes, oferecendo uma experiência de compra personalizada.
  1. Escalabilidade e flexibilidade dinâmicas: A capacidade de escalar e adaptar-se é vital. As parcerias com fornecedores de soluções garantem que as empresas podem desenvolver os seus sistemas POS para satisfazer as exigências do mercado e os avanços tecnológicos.
  • Cheque eletrónico: Esta solução permite às empresas processar cheques electrónicos de forma eficiente, oferecendo uma alternativa escalável ao processamento tradicional de cheques. Integra-se perfeitamente com os sistemas POS existentes, permitindo que as empresas processem grandes volumes de transacções sem alterações significativas na infraestrutura. Isto garante que as empresas podem facilmente escalar as suas capacidades de processamento de pagamentos à medida que crescem.
  • Paymentree: Esta plataforma fornece um conjunto abrangente de soluções de processamento de pagamentos que podem ser personalizadas para satisfazer as necessidades específicas de várias empresas. A sua arquitetura flexível suporta uma vasta gama de métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito, cartões de débito e pagamentos móveis, tornando-a a escolha ideal para as empresas que procuram adaptar-se às preferências dos consumidores e às exigências do mercado em constante mudança.

Estas parcerias transformam os sistemas POS Android em plataformas versáteis que suportam várias necessidades empresariais, desde o processamento de pagamentos a programas de fidelização e análise de dados.

Conclusão

Criar um ecossistema robusto para sistemas POS Android não é apenas uma vantagem estratégica; é uma necessidade no mercado dinâmico atual. A tendência de oferecer test drives de aplicações móveis realça a crescente procura de transparência e confiança dos utilizadores. Ao adotar estratégias semelhantes, as empresas podem melhorar as suas ofertas de POS Android, satisfazer as expectativas dos clientes em constante evolução e garantir uma vantagem competitiva.

Ao olharmos para o futuro, a integração de parcerias inovadoras e a adoção de práticas transparentes e centradas no utilizador definirão os líderes da indústria de POS. As empresas que adoptarem estes princípios estarão bem posicionadas para navegar nas complexidades do mercado digital e alcançar um sucesso sustentado.

Neste cenário em constante evolução, a questão não é se se pode dar ao luxo de criar um ecossistema de POS Android abrangente, mas se se pode dar ao luxo de não o fazer.

Ingenico

Corporate Publication

Também em Customer experience

Perspectivas sobre a Adoção de Pagamentos Contactless