08 Feb 23

Soluções de autoatendimento para pagamentos no novo mundo

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, despertar a atenção e garantir a fidelidade dos consumidores tem se tornado cada vez mais um grande desafio para as empresas.

Nesse cenário, estar atento as necessidades dos clientes e ser capaz de atendê-los de maneira prática não é mais um fator opcional.  Agregar valor e otimizar a experiência de compra é uma demanda essencial para a sobrevivência dos negócios.

Mas, isso não significa apenas atenção às vendas: o processo de pagamento também precisa evoluir.

É por essa razão que, hoje, empresas de diversos setores estão trabalhando para adequar sua infraestrutura de pagamentos, buscando soluções de autoatendimento que sejam realmente capazes de atender às expectativas de seus consumidores.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela consultoria SOTI, 73% dos compradores já admitem que preferem tecnologias de autoatendimento, como self-checkout, na hora de suas compras.

A praticidade é fundamental, porém, os motivos para o aumento à procura das soluções de self-checkout vão além da agilidade No  mundo pós-pandemia,  fatores como distanciamento e higiene ganharam relevância  e os negócios precisaram se adequar a essa nova realidade.

Segundo estudo recente da Mastercard,  88% dos consumidores em todo o mundo que já usam a tecnologia sem contato dizem que o pagamento por aproximação é mais conveniente e prático que outras opções de pagamento.

Da mesma forma, um estudo realizado pela  Visa aponta que 56% dos consumidores brasileiros não comprariam em uma loja que oferece apenas métodos de pagamento que exigem contato com caixa ou dispositivo compartilhado (The Future Is Contactless, 2021).

Como transformar o modelo de pagamento?

Empresas de todos os portes e segmentos estão enfrentando pressões para otimizar investimentos, reduzir custos e tornar as operações mais ágeis.

A adoção de novas tecnologias, nesse sentido, tem sido vital. Graças à Computação em Nuvem, por exemplo, companhias inteiras puderam adotar o mundo híbrido como oportunidade de retomar as operações mesmo que 100% a distância.

Isso vale também para os meios de pagamento.

Hoje,  é possível centralizar o gerenciamento de parques completos de terminais de pagamento de forma remota, otimizando o trabalho de administração dos negócios – além de ampliar a disponibilidade das maquininhas sem a necessidade de contato presencial.

Além disso, está mais fácil implementar novas aplicações de controle e segurança, ao mesmo tempo que está mais simples incluir recursos modernos de atendimento remoto, comandos por voz...

Tudo com mais robustez e sofisticação.

Vantagens e diferenças das soluções de autoatendimento

O principal objetivo das soluções de autoatendimento é simplificar o dia a dia de estabelecimentos e consumidores, oferecendo mais praticidade, segurança e resistência às transações de pagamento não assistidas. O ideal é que a solução possua uma estrutura de fácil integração em quiosques, ambientes externos e racks. Uma solução modular, por exemplo, pode ser instalada como uma atualização para os equipamentos ou em uma rede com solução de autoatendimento de terceiros.

É importante observar se a solução foi projetada para casos de uso intensivo e se está adequada para ambientes internos e externos. Poder contar com alta disponibilidade e 5G também são pontos essenciais para garantir máxima conectividade.

AUTOATENDIMENTO: o que está acontecendo na América Latina

A realidade da pandemia acelerou a curva de transformação digital. Mas é verdade que essa revolução já estava tomando forma ao redor do mundo.

Na América Latina, por exemplo, o estudo Faster Payments Landscape in Latin America, realizado pela consultoria Americas Market Intelligence a pedido da Visa, mostrou que 60% dos consumidores e pequenas e médias empresas latino-americanos gostariam de contar com formas de pagamento mais ágeis em suas rotinas.

Jorge Rodríguez

Arquiteto de soluções da Ingenico na região da América Latina

Ele tem um histórico de mais de 15 anos em funções como Pré-Vendas e Arquiteto de Soluções para empresas de tecnologia e serviços financeiros. Jorge liderou projetos de implementação de redes de pontos de pagamento, introdução de novas tecnologias e soluções para diferentes bancos e redes financeiras da região.

Também em Tech trend

14 Mar 24
Como estamos desenhando o futuro da Ingenico SAR?
11 Dec 23
Sustentabilidade: uma jornada para garantir o futuro
11 Dec 23
Programa StartupIN: unindo forças para inovar