A sua solução de venda automática precisa de um facelift?

Ouça este artigo.

Audio file

As máquinas de venda automática existem há muito tempo. A primeira máquina de venda automática, que distribuía selos, remonta à década de 1860. Embora as máquinas de venda automática que gere não sejam assim tão antigas, podem ter algumas décadas de serviço. Assim, com a venda automática a representar uma sólida oportunidade de negócio e mesmo com uma procura crescente em alguns mercados, poderá ser altura de considerar a atualização das suas soluções de venda automática para capitalizar a procura crescente.

Potencial das máquinas de venda automática

Um relatório de 2024 da Gitnux Marketdata coloca o lucro médio de uma única máquina de venda automática em US $ 75 por semana e uma instalação de venda automática de linha completa gerando mais de US $ 500 de lucro por mês.

O Vending Locator informa que as máquinas de venda automática mais rentáveis incluem máquinas de snacks e bebidas, com artigos marcados a 300-400%. Coloque essas máquinas em aeroportos, hotéis ou motéis, edifícios de escritórios, centros comerciais, edifícios de apartamentos, instalações industriais, hospitais ou outras áreas de elevado tráfego, e pode construir um fluxo de receitas acima da média. No entanto, parte da captação desse lucro é a configuração de soluções de venda automática para proporcionar as melhores experiências aos clientes, para além dos produtos certos.

Otimizar a experiência do cliente no vending

Para maximizar os lucros, deve limpar e armazenar regularmente as máquinas e inspeccioná-las para garantir que estão a funcionar corretamente e com um tempo de inatividade mínimo. A atualização das máquinas mais antigas também pode aumentar o seu apelo junto dos consumidores. Por exemplo, a atualização para uma tecnologia de refrigeração mais eficiente em termos energéticos pode melhorar a sustentabilidade do seu negócio.

Uma das actualizações mais impactantes que pode fazer a uma solução de venda automática é aceitar uma gama mais ampla de pagamentos. A escolha do pagamento é um fator importante quando os consumidores decidem onde fazer compras, e os pagamentos digitais de venda automática podem fazer com que os clientes voltem porque sabem que as suas máquinas de venda automática oferecem rapidez e conveniência.

As opções para atualizar as capacidades de pagamento de uma solução de venda automática incluem a substituição do terminal de pagamento. A maioria das máquinas instaladas nas últimas décadas utiliza a tecnologia de ligação multi-drop bus (MDB). Esta tecnologia opera a placa de controlo da máquina de venda automática e transfere informações da máquina para o contador de moedas, o validador de notas ou o leitor de cartões de pagamento. Quando confirma o pagamento correto, liberta o artigo que o cliente comprou.

Muitos leitores de cartões de máquinas de venda automática estão configurados apenas para aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito. No entanto, com mais consumidores a utilizarem carteiras móveis - ainda mais do que os métodos de pagamento tradicionais - as empresas de venda automática podem estar a perder vendas porque os consumidores só têm um smartphone em vez de dinheiro ou cartões para efetuar um pagamento. Por isso, é importante adicionar a funcionalidade NFC, tocar e pagar.

Tal como outros dispositivos de pagamento, os terminais de pagamento não assistidos integrados nas máquinas de venda automática devem estar em conformidade com a norma de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS). A PCI também actualiza continuamente as normas de segurança do ponto de interação (POI) e as máquinas mais antigas podem ser mais vulneráveis a ataques de cibercriminosos. Embora os comerciantes ainda possam utilizar dispositivos PIN Transaction Security (PTS) v3.x, estão disponíveis dispositivos compatíveis com 4.x e 5.x com uma segurança de dados de pagamento mais forte.

Os proprietários de empresas de venda automática também têm de reconhecer que, se continuarem a aceitar pagamentos com cartões de pagamento, são responsáveis por cobranças fraudulentas e podem ser multados. Todos os terminais de cartões de pagamento devem estar em conformidade com a norma EMV para proteger os dados de pagamento - e o negócio das máquinas de venda automática.

Os operadores de máquinas de venda automática podem também considerar a atualização do modem que comunica os dados de pagamento para aprovação. Os modems das máquinas mais antigas utilizam provavelmente a norma de comunicação 3G. A atualização para modems 4G ou 5G pode aumentar significativamente a taxa de transferência de dados, acelerando as aprovações e as interacções com os clientes.

É hora de atualizar para o Smart Vending?

Em vez de atualizar, as empresas de venda automática também têm a opção de implementar novas máquinas com capacidades avançadas. A tecnologia da Internet das Coisas (IoT) torna possível criar máquinas de venda automática ligadas à Internet. Estas soluções incluem poder de computação que gere a máquina de venda automática, incluindo a recolha de dados de sensores que comunicam dados de inventário em tempo real e alertas quando as máquinas precisam de manutenção.

As máquinas de venda automática inteligentes também expandem as opções de pagamento, utilizando uma ligação de rede para comunicar com um gateway de pagamentos ou processador de pagamentos, e permitindo que as máquinas aceitem uma vasta gama de pagamentos, incluindo códigos QR ou outros pagamentos alternativos.

Trabalhar com o parceiro certo para modernizar as soluções de venda automática

Quer esteja a considerar atualizar as suas máquinas de venda automática com um novo dispositivo de pagamento que funcione com o seu conetor MDB existente ou a retirar máquinas mais antigas e substituí-las por soluções de venda automática inteligentes, precisa de um parceiro experiente que o ajude a atingir os seus objectivos.

A Ingenico oferece os melhores dispositivos com a versão mais recente da segurança PTS apoiada por plataformas de pagamento inovadoras. A equipa da Ingenico também tem experiência na otimização de soluções específicas para a venda automática. Se está pronto para conquistar mais quota de mercado com uma solução de venda automática de vanguarda, contacte-nos.

Bruce Rasmussen.png

Bruce Rasmussen

Diretor de Vendas, Verticais Estratégicas

Ingenico US