26 Apr 23

Como o Android pode ajudar na evolução do varejo

Francisco Gil, diretor geral dos mercados ibérico e africano da Ingenico, explora o valor agregado que a tecnologia Android traz ao setor varejista. Ele expõe, por meio de vários exemplos, como o Android pode não apenas ajudar a melhorar a experiência do cliente, mas também gerar receitas adicionais nas vendas.

A pandemia da COVID foi um momento desafiador para o setor de varejo tradicional e, como todos sabemos, trouxe muitas mudanças na forma como os compradores adquirem e consomem produtos. Nós viramos a página e estamos observando um momento verdadeiramente emocionante e transformador no setor de varejo. O orçamento dos clientes, que estão encolhendo em razão das pressão inflacionária, estão gerando uma corrida acirrada por descontos e bons negócios. Ao mesmo tempo, cada vez mais compradores de omnicanal esperam que as suas experiências de compra on-line e na loja sejam integradas. Por fim, mas não menos importante, os vendedores procuram soluções para tornar a gestão das suas lojas mais rentável e eficiente.

Dessa forma, os vendedores de hoje devem ser mais espertos. Eles precisam fornecer aos clientes uma experiência de compra aprimorada na loja e devem ser mais inteligentes nas suas estratégias de marketing e gerenciamento de negócios. Na minha opinião, a melhor maneira de conseguir isso é:

• alavancando uma tecnologia mais inteligente;
  • trazendo mais digitalização para a loja; e
  • utilizando os dados capturados através deste processo.

Deixe-me explicar citando alguns exemplos.

Uma tecnologia mais inteligente, que leva o programa de fidelidade do cliente para o próximo nível

É claro que os programas de fidelidade do cliente existem há anos. Todos nós temos pilhas de cartões de fidelidade de várias lojas que, para ser sincero, raramente – ou quase nunca – usamos. Portanto, o programa de fidelização de clientes deve tornar-se mais sofisticado. A questão é “como”.

• Códigos QR como forma de comunicação mais eficiente

Hoje em dia, não há mais necessidade de um cartão físico. Como cliente, podemos digitalizar um código QR na loja com nosso smartphone para acessar um desconto ou o caixa pode digitalizar um código QR no seu smartphone para aplicar o desconto de um associado. Dessa forma, acumulamos pontos e aplicamos descontos quando e onde fizermos compras. E, se caso ainda não sejamos associados, podemos nos inscrever em um novo programa de fidelidade diretamente em um terminal POS.

• Programa de fidelidade: o canal privilegiado de comunicação com os clientes

Deixe-me compartilhar com você um exemplo de um processo simples que permite a interação por meio de marketing bastante sofisticada com os clientes. Tudo começa com um simples aplicativo em um terminal Android. Um cliente compra um produto e o operador reconhece que não está inscrito no programa de fidelidade da loja. O operador pergunta ao cliente se ele gostaria de se inscrever. O número de celular ou endereço de e-mail fornecido pelo cliente pode ser utilizado pela loja para enviar informações sobre promoções ou disponibilidade de produtos.

Trazendo a digitalização para dentro da loja para oferecer uma experiência omnicanal ao cliente

Como fica claro no exemplo acima, muitos clientes agora antecipam que o seu processo de compra na loja e on-line estarão perfeitamente conectados. O terminal de pagamento terá um papel nesse processo? A resposta é sim, e isso se aplica tanto aos vendedores quanto aos clientes. Aqui está um exemplo.

• Um assistente para dispositivos móveis que ajuda na experiência de compra na loja

Na verdade, o Android pode trazer o mundo on-line para a experiência na loja. Por exemplo, um assistente de loja com um POS Android para dispositivos móveis pode ajudar um cliente na loja a encontrar um produto on-line (talvez se o tamanho correto não estiver disponível na loja) e pagar por ele nesse momento. O assistente para dispositivos móveis ajuda a completar a jornada na loja de forma perfeita. Não há necessidade de o cliente ficar on-line, além de não precisar ir até o caixa principal. Para isso, basta um dispositivo Android POS para oferecer suporte à experiência do cliente de ponta a ponta.

Este é apenas um exemplo. O Android e seus diversos aplicativos atualmente disponíveis podem melhorar ainda mais a experiência omnicanal como, por exemplo, vales-presente e recibos digitais e funcionalidades para comprar agora e pagar depois. Você pode encontrar mais informações no nosso App Showcase.

• Unindo a experiência de compra na loja e on-line de forma perfeita

Uma pesquisa recente da Harvard Business School descobriu que os compradores omnicanal são mais leais e gastam mais na loja, o que os torna muito valiosos para os varejistas e fortalece o caso do omnicanal. É possível interligar, de modo fácil, a experiência de compras na loja e on-line? Isso é viabilizado pela Plataforma de Pagamentos como Serviço (PPaaS) da Ingenico, que auxilia uma experiência omnicanal perfeita.

Isso traz benefícios significativos para o vendedor. Se todas as soluções de vendas estiverem conectadas a uma única solução baseada em nuvem (como PPaaS), por exemplo, isso significa que todas as transações podem ser visualizadas em um só lugar. Os varejistas podem rastrear seus clientes em vários canais de vendas. Dessa forma, os vendedores podem entender melhor seus clientes.

Usando um tesouro de dados para a gestão eficiente da loja

Um terminal Android é uma fonte de vários dados estatísticos tudo em um único dispositivo. Ter muitos dados é uma coisa. Ser capaz de extrair insights significativos a partir desses dados é outra. Sendo assim, com todos esses dados adicionais, o que o vendedor pode fazer?

• Gestão de equipe e estoque

É útil para o gerente da loja entender quais são os produtos mais populares ou os horários de pico. Saber a hora do dia em que os caixas estão mais ocupados pode permitir que um vendedor preveja quando as filas começarão a se formar e planeje os horários dos funcionários de acordo com esse planejamento. Se os comerciantes souberem em que dias determinados produtos são mais vendidos, eles poderão garantir que os níveis de estoque sejam gerenciados adequadamente. Grande parte disso agora pode ser feito automaticamente com a ajuda de aplicativos Android.

• Economia de tempo na geração de relatórios

Relatórios centralizados automatizados agora também são possíveis, o que faz com que o vendedor economize tempo. Por exemplo, todas as lojas e registros podem ser configurados para enviar relatórios por e-mail diretamente para uma conta.

Mais uma vez, existem inúmeros aplicativos Android disponíveis que podem ajudar os vendedores a gerenciar e aproveitar ao máximo seus dados.

Este pequeno vídeo sobre o dispositivo DX8000 da Ingenico ajuda a demonstrar algumas das diversas funções que este terminal de pagamento Android pode oferecer.

DX8000_merchant ecosystem3 blog.png

Este é apenas o começo

Eu vejo uma verdadeira revolução no setor de varejo à medida que esses novos aplicativos ganham força, tendo o pagamento como objetivo final da jornada do cliente.  Há muito mais que você pode fazer com um terminal de pagamento Android além do que foi dito aqui. A evolução do Varejo é uma realidade. E a Ingenico está empenhada em tornar essa transição possível.

Francisco Gil Barez

Francisco Gil Bárez

Gerente Geral Ingenico para a Península Ibérica e África

Francisco é responsável pelas atividades da Ingenico na Espanha, em Portugal e no mercado africano. Ele está na Ingenico desde 2014 e possui ampla experiência nos setores de tecnologia e pagamentos, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Antes de ingressar na Ingenico, trabalhou como CFO na BT Global Services e tem uma experiência notável na concepção e desenvolvimento de soluções de serviços em ambientes de tecnologia B2B, serviços terceirizados, telecomunicações, TI e gestão global da cadeia de suprimentos.

Também em Tech trend

14 Mar 24
Como estamos desenhando o futuro da Ingenico SAR?
11 Dec 23
Sustentabilidade: uma jornada para garantir o futuro
11 Dec 23
Programa StartupIN: unindo forças para inovar