Android nos pagamentos - passado, presente e futuro

Ouça este artigo.

Audio file
Text

Imagine um mundo onde gerir as suas transacções comerciais e os seus serviços comerciais é tão simples como um toque no terminal do seu dispositivo Android. Durante a última década, a tecnologia Android transformou fundamentalmente o sector dos pagamentos. A Ingenico integrou perfeitamente o Android nos seus terminais de pagamento, impulsionando a inovação e melhorando a experiência do utilizador. Neste blogue, vamos percorrer o passado, o presente e o futuro do Android nos pagamentos, mostrando como as soluções baseadas em Android da Ingenico redefiniram a forma como efectuamos transacções, garantindo segurança, comodidade e versatilidade.

Os primeiros dias: introdução do Android nos pagamentos

• Google Wallet (2011-2014)

A jornada do Android nos pagamentos começou com o lançamento do Google Wallet em 2011. Este esforço pioneiro da Google introduziu a tecnologia Near Field Communication (NFC), permitindo aos utilizadores armazenar informações de cartões de crédito e débito nos seus dispositivos Android e efetuar pagamentos sem contacto tocando com o telemóvel em terminais compatíveis.

• Os primeiros passos da Ingenico

Por esta altura, a Ingenico começou a explorar o potencial de integração do Android nos seus terminais de pagamento. O objetivo inicial era aproveitar a flexibilidade e a facilidade de utilização do sistema operativo Android para criar soluções de pagamento mais versáteis e intuitivas.

Crescimento e expansão: Android Pay e integração inicial

• Android Pay (2015-2017)

Em 2015, a Google rebatizou a Google Wallet como Android Pay, oferecendo funcionalidades de segurança melhoradas, como a tokenização, que substituiu as informações sensíveis do cartão por um identificador único durante as transacções. Este período registou um crescimento significativo na adoção de pagamentos móveis, impulsionado pela conveniência e segurança oferecidas pelo Android Pay.

AXIUM D7_0.png

Ingenico AXIUM D7

Um dos seus primeiros terminais de pagamento baseados em Android

A Ingenico respondeu a estes desenvolvimentos com o lançamento do AXIUM D7 em 2018. O dispositivo combinou as funcionalidades de pagamento tradicionais com a flexibilidade do sistema operativo Android, permitindo aos comerciantes executar uma variedade de aplicações comerciais diretamente no terminal. O AXIUM D7 foi concebido para ajudar os clientes a fazer a transição dos terminais antigos TETRA para terminais baseados em Android, permitindo-lhes manter a sua carteira de pagamentos existente no TETRA e, ao mesmo tempo, beneficiar das capacidades avançadas do Android para as suas aplicações comerciais.

Ingenico APOS A8

Primeira solução Android completa

O próximo marco da Ingenico foi a introdução do APOS A8 em 2019. Este dispositivo representou o primeiro terminal de pagamento da Ingenico totalmente equipado com Android, combinando a segurança robusta e a fiabilidade das soluções de pagamento da Ingenico com a versatilidade e a interface de fácil utilização do sistema operativo Android.

APOS A8_0.png

Avanços tecnológicos: Google Pay e segurança reforçada

• Google Pay (2018-presente)

Em 2018, a Google unificou os seus serviços de pagamento sob a marca Google Pay. Esta consolidação reuniu as funcionalidades da Google Wallet e do Android Pay, oferecendo uma experiência de pagamento perfeita, tanto online como offline. O Google Pay também introduziu a autenticação biométrica, reforçando a segurança através da utilização de tecnologias de reconhecimento facial e de impressões digitais.

• As ofertas melhoradas da Ingenico

A Ingenico continuou a inovar com os seus terminais baseados em Android. Os dispositivos suportam funcionalidades de segurança avançadas, como a encriptação ponto-a-ponto (P2PE) e a conformidade com as normas PCI, garantindo transacções seguras. Os terminais da Ingenico também adoptaram a autenticação biométrica com a tecnologia Palm Vein Payment, proporcionando uma camada extra de segurança tanto para os comerciantes como para os consumidores.

PalmVein La parisien_Listing image_0.png
Text

Tendências actuais e perspectivas futuras

• IA e personalização

A integração da inteligência artificial (IA) no Google Pay abriu novos caminhos para experiências de utilizador personalizadas. Os algoritmos de IA analisam o comportamento do utilizador e os padrões de gastos para oferecer recomendações e ofertas personalizadas, promovendo um maior envolvimento e lealdade do utilizador.

• Mercados e galeria de soluções

A Ingenico prevê um futuro em que os terminais de pagamento baseados em Android não sejam apenas dispositivos transaccionais, mas partes integrantes das operações comerciais. Ao suportar os mercados de aplicações e ao fornecer acesso a uma gama diversificada de aplicações desenvolvidas por parceiros através da Ingenico Galeria de soluções para parceiros, os terminais da Ingenico permitem que os comerciantes descarreguem e utilizem várias aplicações comerciais, desde a gestão de inventário a programas de fidelização de clientes. Esta integração está destinada a transformar o papel dos terminais de pagamento em ambientes empresariais, permitindo aos comerciantes melhorar as suas operações e interações com os clientes de forma eficaz.

• O sistema operativo AXIUM da Ingenico

O AXIUM OS da Ingenico é um sistema operativo único baseado no Android que melhora os terminais de pagamento com funcionalidades de segurança avançadas e suporta uma vasta gama de aplicações comerciais. O seu ambiente aberto e de fácil desenvolvimento permite uma rápida inovação e integração de novos serviços, mantendo os comerciantes competitivos num mercado em rápida evolução. A arquitetura robusta do AXIUM OS assegura actualizações perfeitas e melhorias de segurança contínuas, proporcionando uma plataforma fiável para soluções de pagamento actuais e futuras.

• Jornadas omnichannel em pagamentos

As jornadas omnicanal são cada vez mais importantes no panorama dos pagamentos, reflectindo a necessidade de uma experiência de cliente sem falhas em todos os canais - online, na loja e móvel. Para a Ingenico, isto significa criar soluções de pagamento integradas que proporcionem interações consistentes e personalizadas em todos os pontos de contacto. O sistema operativo AXIUM da Ingenico apoia este objetivo ao permitir que os programadores criem aplicações que podem ser implementadas em vários dispositivos, garantindo que os clientes desfrutam de uma experiência unificada, independentemente de como ou onde escolhem fazer as suas compras.

Conclusão

O percurso do Android nos pagamentos tem sido um percurso de inovação e integração contínuas. Desde os primeiros dias do Google Wallet até às funcionalidades avançadas do Google Pay e do sistema operativo AXIUM da Ingenico, a tecnologia Android revolucionou o sector dos pagamentos. A Ingenico tem acompanhado de forma consistente estes avanços, integrando o Android nos seus terminais de pagamento para fornecer soluções seguras, versáteis e fáceis de utilizar. Ao olharmos para o futuro, a sinergia entre a tecnologia Android e as soluções de pagamento inovadoras da Ingenico promete transformar ainda mais o panorama dos pagamentos, tornando as transacções mais simples, seguras e integradas nas operações comerciais diárias.

Author
Jean-Michel Devoulon.jpg

Jean-Michel Devoulon

Gestor de produtos para soluções de aceitação