Perspectivas sobre a Adoção de Pagamentos Contactless

Ouça este artigo.

Audio file

De acordo com uma pesquisa recente da Mastercard, mais da metade dos americanos opta por um método de pagamento sem contato em vez de outras opções no momento do checkout. Na verdade, pelo menos uma vez em julho de 2024, 65% dos adultos nos EUA realizaram uma transação usando uma carteira digital (digital wallet). Esse dado, por si só, já justifica a prioridade na aceitação de pagamentos sem contato em estabelecimentos físicos. No entanto, há ainda mais evidências de que os comerciantes devem priorizar a implementação de tecnologia e treinamento de seus funcionários para otimizar as experiências de pagamento sem contato.

Primeiro, a tendência é em direção às formas digitais de pagamento como um todo. Segundo o estudo de 2023 do "Diary of Consumer Payment Choice", o uso de dinheiro caiu de 31% das transações em 2016 para 18% em 2022. Embora essa queda no uso de dinheiro não esteja diretamente impulsionando a adoção dos pagamentos sem contato, os consumidores tendem a preferir as maneiras mais fáceis e convenientes de fazer compras. Assim, os comerciantes podem esperar que a conveniência e a rapidez de simplesmente aproximar ou acenar com um cartão ou smartphone perto de um leitor com tecnologia NFC (comunicação por campo de proximidade) resultem em uma adoção contínua.

Os pagamentos contactless também são mais seguros do que outros tipos de pagamento. Os números dos cartões nunca ficam visíveis para os funcionários da loja e os cartões nunca trocam de mãos. Além disso, os pagamentos sem contato utilizam as mesmas redes que os pagamentos EMV, o que protege as transações e mitiga fraudes.

Outro fator que impulsiona a necessidade de aceitar pagamentos contactless é o crescente número de consumidores digitais. A Geração Z, que agora representa 68 milhões de consumidores, dobrou seu poder de compra desde 2019. De acordo com uma pesquisa sobre pagamentos da Geração Z realizada pela EY, essa geração tem três vezes mais chances de usar métodos alternativos, como pagamentos sem contato, do que outras gerações. Além disso, os consumidores da Geração Z têm atitudes diferentes em relação às experiências de pagamento em comparação com os consumidores mais velhos. Por exemplo, 39% acham inconveniente digitar um PIN, em comparação com 29% dos outros consumidores. Combine isso com o fato de que a Geração Z é duas vezes mais propensa a abandonar uma compra se o método de pagamento preferido não estiver disponível, e os pagamentos sem contato tornam-se essenciais para os comerciantes.

Por fim, a adoção está aumentando porque mais consumidores possuem cartões sem contato e carteiras digitais, e mais comerciantes têm dispositivos que os aceitam. Em uma pesquisa de 2022, 92% das pequenas empresas com locais físicos já podiam aceitar pagamentos sem contato, e 81% dos comerciantes planejavam tornar essa forma de pagamento uma parte permanente de seus processos de checkout.

O que está reservado para o futuro da adoção de pagamentos contactless?

Embora muitos comerciantes já aceitem pagamentos contactless no balcão por meio de tecnologia de pagamento tradicional, os consumidores esperarão poder pagar com cartões sem contato e carteiras digitais em qualquer lugar onde realizem pagamentos, como nos corredores de uma loja de retalho, em dispositivos autónomos (self service/unattended devices), na mesa de um restaurante, no balcão de um food truck ou feira, ou em uma loja pop-up. Como resultado, os comerciantes estão a utilizar dispositivos móveis capazes de aceitar pagamentos sem contato.

Uma tendência emergente é a adoção da tecnologia SoftPOS para transações de pagamento sem contato. Os comerciantes podem fazer download do aplicativo SoftPOS, entrar em contato com seu provedor de pagamentos e começar a processar transações em minutos, sem a necessidade de investir em novos equipamentos. O SoftPOS reduz a barreira de entrada para microempreendedores e pequenas empresas. No entanto, também oferece aos grandes comerciantes uma maneira económica de complementar a tecnologia de pagamento existente com uma opção móvel e de menor custo total de propriedade. Além de permitir que os comerciantes utilizem dispositivos móveis que já possuem, o SoftPOS elimina os custos de manutenção de dispositivos de pagamento adicionais e de atendimento às exigências de conformidade PCI em constante evolução. Ele também pode manter as operações funcionando em caso de interrupção da rede e oferecer às grandes empresas uma alternativa económica para evitar a necessidade de um stock de dispositivos de reposição para terminais de balcão que precisem de reparo.

Acompanhe as Tendências de Pagamentos sem contato

À medida que mais consumidores incorporam os pagamentos contactless às suas rotinas, os comerciantes devem estar preparados para oferecer as experiências de pagamento que eles esperam. Além disso, um número crescente de consumidores ficará confortável apenas levando um smartphone ao fazer compras ou ao jantar fora. Para captar as vendas desses consumidores, os comerciantes precisam aceitar pagamentos contactless.

A Ingenico oferece um portfólio abrangente de soluções de pagamento, incluindo SoftPOS, para permitir que os comerciantes atendam às expectativas dos clientes hoje e se preparem para o futuro dos pagamentos. Entre em contato conosco para saber mais.

Andrew Mahaffey.png

Andrew Mahaffey

Executivo de vendas estratégicas

Ingenico América do Norte