11 Dec 23

O que precisa de saber sobre a SoftPOS em 2024

Ouça este artigo.

Audio file

As empresas e os fornecedores de soluções empresariais têm ouvido falar muito sobre o "softPOS". Esta tecnologia, também conhecida como "tap to mobile" ou "tap on phone", permite que os comerciantes aceitem pagamentos sem contacto com smartphones ou tablets ou praticamente qualquer dispositivo com um chip NFC - não é necessário comprar e instalar um teclado PIN ou outro equipamento de terminal de pagamento.

A tecnologia evoluiu de forma relativamente rápida, especialmente desde que o Payment Card Industry Security Standards Council (PCI SSC) publicou a norma Mobile Payments on Consumer Off-the-Shelf (MPoC) em 2022. Esta norma facilita o desenvolvimento, a manutenção e a segurança das soluções de softPOS.

Nos últimos anos, ocorreram tantas inovações e avanços no espaço da softPOS que provavelmente tem sido difícil para si acompanhar o ritmo. Se for como a maioria dos retalhistas e fornecedores de soluções, tem algumas noções sobre esta tecnologia baseadas nos pagamentos por telefone de há anos atrás.

Para o atualizar, aqui estão as respostas a algumas perguntas comuns sobre a softPOS atual que o podem ajudar a decidir se esta tecnologia pode ser útil para a sua empresa.

Que dispositivos móveis podem ser transformados em dispositivos de pagamento com a softPOS?

A softPOS pode funcionar numa variedade de smartphones e tablets que tenham um chip NFC (near field communications). Se tiver uma carteira digital no seu dispositivo e utilizar o Tap to Pay, é muito provável que possa utilizar este dispositivo e o Tap to be Paid. Uma vantagem desta tecnologia é que, uma vez criada uma conta, pode utilizá-la em diferentes dispositivos. Se um dispositivo se avariar, a equipa de um comerciante pode aceder à sua conta e configurar outro dispositivo compatível em minutos. Além disso, se vários funcionários aceitarem pagamentos num determinado momento, podem utilizar dispositivos móveis que a empresa já possui, dando às empresas uma nova flexibilidade sem as despesas tradicionais de novo hardware.

A softPOS está associada a adquirers ou processadores de pagamentos específicos?

Enquanto algumas soluções estão associadas a determinados processadores, outras são independentes do processador. Se perguntar ao seu atual parceiro de pagamentos sobre a softPOS, é provável que descubra que podem permitir-lhe aceitar estes pagamentos.

Esta tecnologia exige que os utilizadores eliminem e substituam as soluções de pagamento?

Esta tecnologia não é tudo ou nada. Pode fazer parte de um ambiente de fornecedor de software integrado (ISV) que inclui terminais de pagamento fixos tradicionais, dispositivos de pagamento móveis e pagamentos semi-presenciais. A softPOS pode ser utilizada para complementar essas capacidades de outros terminais complementares. Assim, mesmo que um comerciante tenha um terminal de pagamento na caixa, o softPOS num smartphone pode permitir pagamentos noutros locais, como um restaurante drive-thru, vendas ou serviços móveis, uma concessão ou stand de concierge, ou uma venda de bolachas no passeio. Além disso, a solução integra-se no sistema do comerciante, pelo que todos os dados de pagamentos são partilhados com os sistemas de back-office e de contabilidade.

É seguro?

As soluções desenvolvidas e mantidas de acordo com as normas PCI são seguras. A norma MPoC abrange até a forma de aceitar um PIN num dispositivo do consumidor quando solicitado. A SoftPOS também utiliza a mesma infraestrutura de pagamentos que os pagamentos EMV, mantendo as transacções seguras. Além disso, esta tecnologia pode tirar partido das funcionalidades de segurança dos próprios dispositivos, como a encriptação de dados e a certificação de dispositivos para proteger os dados de pagamento. Ver a atividade de pagamento, ativar e/ou desativar dispositivos, adicionar novos utilizadores com funções, tudo a partir de um painel de gestão.

É apenas para os pequenos comerciantes?

É fácil ver como esta tecnologia beneficia as pequenas e médias empresas (PME). Alguns condutores de boleias partilhadas, operadores de camiões de comida, proprietários de lojas familiares e outros pequenos e micro-comerciantes não têm a capacidade de aceitar pagamentos sem contacto. A softPOS elimina as barreiras financeiras e operacionais que os impedem. No entanto, esta tecnologia também tem vantagens para as grandes empresas. É uma forma fácil de melhorar a experiência do cliente com um serviço no local, dar a cada vendedor a capacidade de acabar com as filas de espera e garantir a continuidade do negócio em caso de falha da rede.

Além disso, quanto maior for o negócio, mais o comerciante pode poupar com a softPOS. Significa menos dispositivos de pagamento para comprar, manter e substituir. Os smartphones e tablets podem ser multifuncionais, aceitando pagamentos para além de executarem o POS móvel, permitindo a comunicação ou gerindo a recolha de encomendas - e o custo total de propriedade (TCO) das implementações de dispositivos pode diminuir significativamente. E reduzir o custo e os riscos de aceitar transacções com cartão não presente com o intercâmbio de cartão presente. E introduza facilmente uma aplicação de pagamento com marca que pode funcionar com a imagem da sua empresa e necessidades de pagamento.

Uma última pergunta: É a sério?

A resposta é sim.

A SoftPOS está a revolucionar os pagamentos, a melhorar as experiências dos clientes, a concluir transacções digitais em mais locais - e a tornar-se um diferenciador competitivo.

Está pronto para saber mais sobre o valor que esta tecnologia pode proporcionar à sua empresa? Nós temos as respostas. Contacte-nos.

Jason Stanchfield

Desenvolvimento de negócios na América do Norte para Phos

Ingenico América do Norte

Também em Tech trend

05 Aug 24
Localização de activos de dispositivos de pagamento: A forma mais fácil de saber exatamente onde se encontram todos os seus PIN Pads
08 Jul 24
ISVs: Como superar a integração de hardware de pagamento e começar a gerar receitas de pagamentos
01 Jul 24
Como é que a tecnologia de pagamentos melhora as experiências no Checkout
24 Jun 24
6 desafios a ultrapassar ao posicionar a sua empresa para o futuro dos pagamentos
03 Jun 24
Revolucionária tecnologia de pagamento com a palma da mão na Red Expres da Tienda Inglesa no Uruguai
28 May 24
A sua solução de venda automática precisa de um facelift?
23 May 24
Redefinir os serviços comerciais com experiências digitais
13 May 24
Pagamentos Seguros: Como Proteger Seu Dinheiro nas Transações com Maquininhas de Cartão